segunda-feira, 23 de junho de 2008

REGULAMENTO GERAL SUDESTE 2007


NOTA OFICIAL Nº 001/07+



DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS
DAS CATEGORIAS BASICAS DE FUTEBOL
PRE-MIRIM , MIRIM , INFANTIL E JUVENIL TEMPORADA 2007,
DENOMINADO ” COPA SUDESTE DE FUTEBOL.”

O departamento de futebol da ASVALE, no uso de suas atribuições , e nos termos da decisão do conselho técnico competente , em reuniões realizadas nos meses de maio de 2007.

RESOLVE:
Publicar com a presente nota oficial , as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico , para disputa dos “CAMPEONATOS DAS CATEGORICAS BASICAS DE FUTEBOL PRE MIRIM , MIRIM , INFANTIL E JUVENIL”” da presente temporada.


1 – DOS CLUBES INTEGRANTES :
Art. 1º - Participarão do Campeonato das Categorias Básicas de Futebol do corrente ano , as 13 ( treze ) seguintes associações:

Centro de Desenvolvimento Esportivo Cultural Olímpico -Carangola – MG
Associação Pio XII -Espera Feliz – MG
Escola de Futebol Espera Feliz -Espera Feliz – MG
Grêmio Manhumiriense de Desportos -Manhumirim - MG
Paulistano Futebol Clube- Muriaé -MG
Alfabol Futebol Clube / Ypiranga Futebol Clube -Manhuaçu - MG
R P C Futebol Clube -Durandé - MG
Varre Saí Futebol Clube -Varre Saí – RJ
Associação Esportiva Nova Geração -Caiana – MG
Escola de Futebol do Cruzeiro / Caparaó -Caparáo - MG
Sociedade Esportiva e Cultural Novo Horizonte -Matipó - MG
Escola de Futebol Pico da Bandeira -Dores do Rio Preto - ES
Cruzeiro Atlético Clube -Muriaé -MG-


2 – DO INICIO DO CAMPEONATO:
Art. 2º - Os Campeonatos terão inicio no dia 02 de Junho e término no mês de Agosto de 2007.

3- DAS FINALIDADES :
Art. 3º - A COPA SUDESTE DE FUTEBOL , visa principalmente o incentivo da criança e do jovem ao estudo , ao lazer , a união das comunidades , bem como o intercâmbio de crianças e jovens da região do Vale do Carangola e Zona da Mata , além de , descobrir novos talentos para o futebol de campo do Estado e do Brasil. Para isto , alguns , aspectos importantes , deverão ser observados , por todos integrantes de cada equipe ( Direção , Representante , Comissão Técnica e Jogadores ) assim como os árbitros:

a) obediência ao regulamento;
b) educação nos atos , postura , comportamento e disciplina;
c) imparcialidade e cumprimento das regras do futebol;

4 –DA FORMA DE DISPUTA:
Art. 4º - Os Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol , temporada 2007 , será disputado pelas 12 (doze) associações inscritas em 4 ( quatro ) fases distintas , denominadas Classificação ,Quartas de Final , Semifinal e Final.

5 – DA PRIMEIRA FASE :
Art. 5º - A Primeira Fase será disputada pelas 12 (doze) equipes divididas em três chaves denominadas CHAVE A, CHAVE B e CHAVE C, em TURNO E RETURNO , observando o mando de campo prescrito na tabela de jogos.

Art. 6º - Ao termino dos jogos da Primeira Fase , a classificação para a Fase quartas de final será da seguinte forma:

Classificam as 2 (duas) associações primeiras colocadas , dentro de cada chave em cada categoria.

6 – DA FASE QUARTA de FINAL:
Art. 7º - A Fase – Quarta de Final será disputada pelas 6 ( seis ) associações classificadas na primeira fase em cada categoria que serão dividas em 3 (três) chaves denominadas CHAVE D, CHAVE E e CHAVE F , assim distribuídas:
CHAVE D – Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave A X 2º chave C, em jogo único.
CHAVE E - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave B X 2º chave A , , em jogo único.
CHAVE F - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave C X 2º chave B, em jogo único.
Parágrafo único : As equipes classificadas em 1º lugar de cada chave ,jogam com a vantagem do empate.
Classificam para a fase semi- final as equipes vencedoras das chaves D,E e F mais uma das equipes perdedoras das chaves D,E e F, que será definida por sorteio pela loteria federal em dia previamente marcado pela comissão organizadora. Usando o seguinte critério.

Perdedor da chave D - nº 1, 2 e 3
Perdedor da chave E – nº 4, 5 e 6
Perdedor da chave F – nº 7, 8 e 9


Categoria Pré Mirim final do primeiro prêmio
Categoria Mirim final do segundo prêmio
Categoria Infantil final do terceiro prêmio
Categoria Juvenil final do quarto prêmio

Parágrafo Único : Em caso do resultado for nº 0 , valerá como resultado o penúltimo numero (casa da dezena) , e assim por diante em caso de se repetir o nº 0 .

7 – DA FASE SEMI – FINAL:
Art. 8º - A Fase Semi – Final será disputada pelas 4 ( quatro ) associações classificadas na fase quartas de final, em cada categoria , dividias em duas chaves denominadas CHAVE G e CHAVE H; em jogo único , sem vantagem.
CHAVE G –
Formada pela equipe vencedora da chave D X equipe vencedora da chave E.
CHAVE H -
Formada pela equipe vencedora da chave F X equipe vencedora do sorteio.

Paragrafo Único:
Art. 9º - Em caso de empate no tempo normal, serão cobradas 5( cinco ) penalidades , para cada equipe para se conhecer o vencedor; mesmo assim persistindo o empate serão cobradas penalidades alternadas até que se conheça um vencedor.

Art. 10º - Os jogos das fases , Quartas de Final e Semi – Final , serão disputados em sedes distintas que serão determinadas posteriormente:

Art. 11º - Os locais pré – determinados para os jogos das Quartas de Final e Semi – Final poderão ser invertidos ou alterados , se a comissão organizadora da COPA SUDESTE DE FUTEBOL assim julgar necessário , para o bom andamento do Campeonato..

8 – DA FASE FINAL:
Art. 11 º - A Fase Final será disputada pelas associações vencedoras das CHAVES G e H , da Semi – final , jogando em condições de igualdade, sem vantagens , em um único jogo.

Art. 12º - Em caso de empate no tempo normal, serão cobradas 5( cinco ) penalidades , para cada equipe para se conhecer o vencedor; mesmo assim persistindo o empate serão cobradas penalidades alternadas até que se conheça um vencedor.

Art. 13º - A associação vencedora da Fase Final será declarada CAMPEÃ da “ COPA SUDESTE DE FUTEBOL “ Temporada 2007 .


Art. 14º - Os jogos finais serão em sede única , realizados em um só dia sendo a sede determinada posteriormente pela comissão organizadora DA COPA SUDESTE DE FUTEBOL.

9 – DA FORMA DE DESEMPATE AO TERMINO DA PRIMEIRA FASE:
Art. 15º - Ao término dos jogos previstos para a Primeira Fase , se 02 (duas ) ou mais associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para apurar a classificação para a próxima fase, serão estabelecidos , pela ordem , até o desempate , os seguintes critérios :

A) MAIOR NUMEROS DE VITORIAS;
B) MAIOR SALDO DE GOLS;
C) MAIOR NUMERO DE GOLS CONQUISTADOS
D) MENOR NUMERO DE GOLS SOFRIDOS;
E) GOL AVEREGE
F) POR SORTEIO , EM LOCAL , DATA E HORARIO, DESIGNADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA “COPA SUDESTE DE FUTEBOL “

10 – DA CONTAGEM DE PONTOS :
Art. 16º - Os campeonatos serão regidos pelo sistema de pontos ganhos , observando o seguinte critério :
a) Por vitória - 03 ( três ) pontos
b) Por empate - 01 ( um ) ponto
c) Por derrota - 00 (zero) ponto

Art. 17º - Quando por decisão da COMISSÃO DISCIPLINAR forem atribuídos pontos ganhos à qualquer associação que tenha perdido em uma competição , concedendo-se para todos os efeitos à Associação que obtiver ganho de causa o placar de 1 x 0 ( um a zero ) .

11 – DOS JOGOS :
Art. 18º - Os jogos serão realizados nas datas estabelecidas na tabela de jogos , não sendo permitidas inversões de mando de campo, salvo por decisão da Comissão Disciplinar ou por determinação da comissão organizadora .

Art. 19º - A Associação que tiver o mando de campo, deverá tomar as medidas de ordem administrativa e técnicas , indispensável à segurança do espetáculo e à normalidade da competição, para o bom andamento do campeonato.

12- DO UNIFORME :
Art. 20º - As associações só poderão usar nas competições os uniformes previstos em seus estatutos , e cadastro na ASVALE , ressalvando o disposto quanto ao uso de publicidade .
Parágrafo primeiro – os atletas serão identificados por numeração obrigatória . Parágrafo segundo - As associações deverão indicar o primeiro e o segundo uniforme de suas equipes até 72 (setenta de duas ) horas antes da primeira partida da Associação , enviando fax ou contato telefônico, com a Comissão Organizadora do Campeonato.
Parágrafo terceiro – Em todas as partidas , salvo acordo entre as associações disputantes , usará o uniforme numero 01 ( um ) a Associação colocada à esquerda da tabela de jogos , por ter o mando de campo. Se houver necessidade de troca de uniforme , esta será efetivada pela Associação visitante .
OBS: aconselha-se as associações visitantes entrar em contato , via telefone, 72 (setenta e duas ) horas antes da partida, com as equipes , que tem o mando de campo , para definirem os uniformes a serem usados , evitando assim atrasos no andamento , das partidas.

13 – DO HORARIO DE INICIO DOS JOGOS:
Art. 21º - de acordo com o resolvido nos congressos técnicos , fica estipulado os seguintes horários , para inicio das partidas:
Jogos aos sábados, domingos e feriados pela manhã:
a) 09:00 (nove ) horas - categoria pré- Mirim
b) 10:00 ( dez ) horas - categoria Mirim
c) 11:00 ( onze ) horas - categoria Infantil
d) 12:15 ( Doze e quinze) horas - categoria Juvenil

Jogos aos sábados e Domingo e feriados pela tarde:
a) 13:00 (treze) horas - categoria Juvenil
b) 14:30 (quatorze e trinta) horas - categoria Infantil
c) 15:40 (quinze e quarenta ) horas - categoria Mirim
d) 16:40 (dezesseis e quarenta ) horas - categoria Pré – Mirim

Art. 22º - os horários dos jogos e ou ordem das categorias , poderão ser mudados de comum acordo entre as Associações, tendo, que , as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências do jogo, com assinaturas dos representantes das Associações e o arbitro do jogo.

Art. 23º - nos confrontos em que serão disputados apenas 3 (três ) categorias , poderá ser combinado entre as equipes o inicio dos jogos a partir do segundo horário determinado , tendo , que , as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências do jogo , com a assinatura dos representantes das Associações e o Arbitro do Jogo.

Art. 24º - Só haverá tolerância de 15 minutos no primeiro jogo , sendo , que , o intervalo para o inicio do 2º ,3º e 4º jogo , deverá ser de no máximo 5 ( cinco ) minutos para que haja o mínimo de atraso nos horários dos jogos.
Obs.: aconselha-se as associações, que no intervalo de cada jogo , já se coloque os jogadores do próximo jogo, para assinar a sumula e fazer o aquecimento, devidamente uniformizados, para que não haja atrasos nos horários.
Parágrafo Único : Caso haja atrasos na chegada das delegações , aconselhamos os representantes a usarem sempre o bom senso aceitando a justificativa do atraso e procurem da melhor forma possível realizar os jogos , lembrando sempre que estamos mexendo com crianças em formação de caráter e isto esta acima de qualquer resultado de jogo.
14 – DA DURAÇÃO DOS JOGOS:

Art. 25º As partidas terão a duração de :
a) Pré - Mirim - 40min ( quarenta minutos ), divididos em dois tempos de 20min ( vinte minutos) e intervalo de 10min ( dez minutos) .
b) Mirim - 50 min (cinqüenta minutos ), divididos em dois tempos de 25 min ( vinte e cinco minutos ), e intervalo de 10m ( dez minutos ).
c) Infantil - 60 min ( sessenta minutos) , divididos em dois tempos de 30 mim (trinta minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).
d) Juvenil - 70 min ( setenta minutos ) , divididos em dois tempos de 35 min (trinta e cinco minutos ) e intervalo de 10 min ( dez minutos).

15– DAS CONDIÇÕES DE JOGO DOS ATLETAS:

Art. 26º - da categoria Pré - Mirim: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1996 ou após.

Art. 27º - da categoria Mirim : Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1994 ou após .

Art. 28º - da categoria Infantil : Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1992 ou após .

Art. 29º - da categoria juvenil : Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1990 ou após .

Adendo : Se caso houver duvida da idade de algum atleta o mesmo deverá apresentar documento de identidade, comprovando a data de nascimento. Caso não possua o documento deverá ser feita uma entrevista com o atleta, se assim quizer a equipe que tiver a duvida.

Art. 30º - As Associações inscritas na COPA SUDESTE DE FUTEBOL são obrigadas a participar com no mínimo de 03 (três ) categorias .

Adendo : Conforme combinado entre as equipes , fica aberto a exceção , para as Equipes : Associação Esportiva Nova Geração, Paulistano Futebol Clube a participarem com apenas 2 ( duas) categorias, e Associação Pio XII de Esporte Amador com 1 (uma) Categoria que acompanhará os jogos da equipe E. F. Espera Feliz.

Art. 31º - Poderão participar da competição, as associações cadastradas na ASVALE e ou associações convidadas que tiverem suas inscrições aprovadas pela diretoria da ASVALE.

Art. 32º - Para que o Atleta tenha condição de jogo as Associações deverão inscreve-lo na ASVALE , apresentando os seguintes documentos:
1) xerox certidão de nascimento com registro mínimo de 04 anos ou xerox da carteira de identidade, exceto para a categoria juvenil que deverá ser xerox de documento de Identidade ( RG ) .
2) ficha de inscrição, devidamente preenchida , datilografada ou em letra de forma , contendo todas as informações nela solicitadas, bem como as assinaturas do Pai ou responsável legal , do Diretor ou Secretario do educándario , do Responsável pela Associação e do atleta.
3) 02 fotografias ¾ recentes.

Art. 33º - Só serão aceitas as inscrições de atletas que estejam estudando , com exceção dos atletas da categoria juvenil.

Art. 34º - O atleta deverá estar obrigatoriamente estudando. Como também , só poderá participar da competição , atletas em plena condição física e mental para a pratica do futebol de campo, não sendo de responsabilidade da comissão organizadora qualquer problema de saúde de qualquer atleta.


Art. 35º - Fica estabelecido o numero de 25 ( vinte ) inscrições de atletas até data pré – estabelecida pela comissão Organizadora . ( limite para inscrição até dia 22 de Junho de 2007 ).

Art. 36º - Após a data limite para inscrição de Atletas só será aceita inscrição de Atletas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 ( Vinte Reais ) por atleta inscrito , sendo limitada estas inscrições até a data de 10 de Julho de 2007.

Art. 37º - O atleta inscrito após o inicio do competição só terá condição de jogo após o 4º quarto dia da data de entrada do seu pedido de inscrição na comissão organizadora.

16- DOS ATLETAS:
Art. 38º - A sumula será assinada pêlos atletas , dentro de campo de jogo , antes do inicio da partida , sob a fiscalização dos fiscais de mesa e a presença do Anotador. Em hipótese alguma, a sumula será assinada pêlos atletas nos vestiários

Art. 39º - Ao assinar a sumula, o atleta apresentará ao Anotador e aos fiscais de mesa, a Carteirinha de Inscrição fornecida pela ASVALE , ficando inabilitado para a competição, o que deixar de cumprir esta exigência.

Art. 40º .Deverá ser observado pelo Anotador de fiscais de mesa, o ano de validade das carteirinhas. Caso esteja vencida o atleta não terá condição de jogo.

Art. 41º - O atleta da categoria Juvenil só adquire condição de jogo se estiver inscrito na ASVALE , não sendo permitida apenas a apresentação do documento (RG) para jogar.

Art. 42º - O anotador , recolherá no ato da assinatura da sumula, as carteiras de inscrição dos atletas devolvendo-os ao término do jogo , com exceção dos que contenham rasuras ou adulterações ou estejam vencidas, que deverá ser comunicado ao arbitro e aos fiscais de mesa a irregularidade, as quais serão anexados a 1ª via da sumula de jogo , que será enviada a comissão organizadora para as devidas providencias. Constará ainda no relatório do arbitro , o nome completo do atleta , e o numero do documento apresentado.
Obs. - Cada Associação deverá por um fiscal de mesa , junto ao anotador para auxilio e conferencia das carteirinhas de atletas.

Art. 43º - O atleta não poderá participar em todo Campeonato por mais de 01
( uma ) Associação. Caso aconteça o atleta será eliminado da competição , desde que não haja acordo entre as equipes envolvidas.

17 – DAS SUBSTITUIÇÕES:
Art. 44º - Cada associação poderá ter como suplentes ( regra três ) no máximo de 09 ( nove ) atletas , acompanhados pelo Técnico , Auxiliar Técnico, Massagista , Médico , Preparador Físico e o Representante da Associação, sendo obrigatório que conste o nome de todos os dirigentes em sumula .
Parágrafo único – a participação de atleta , nas diversas competições, é de exclusiva responsabilidade do responsável da Associação.

Art. 45º - Os atletas que estiverem como suplentes ( regra três) só poderão assinar a sumula de jogo, quando for efetuada a substituição , sendo obrigatório a apresentação do documento de inscrição (carteirinha da ASVALE) .. Com exceção da categoria Pre Mirim , onde todos os atletas deverão assinar a sumula antes do inicio do jogo. As substituições deverão ser controladas pelo anotador e sempre com a apresentação da Carteirinha de inscrição.

Art. 46º - substituições da categoria Pré – Mirim , Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas sem numero máximo de substituição e de forma rotativa ; o jogador que for substituído, poderá voltar ao jogo, desde de que não tenha sido substituído pelo arbitro.

Art. 47 º - substituições das categorias – Mirim , Infantil e Juvenil , Cada Associação poderá substituir durante a competição em qualquer tempo de jogo no máximo de 09 (nove ) atletas, sendo vetada a substituição de atleta expulso de campo, ou a volta de atleta já substituído.


18 – DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES:
Art. 48º – A cada cartão vermelho, o atleta estará automaticamente suspenso da próxima partida que sua associação venha a jogar efetivamente , independente de outras sanções que venha sofrer de conformidade com a gravidade do seu ato disciplinar.

Art. 49º _ O atleta advertido com cartão amarelo, a cada serie de 03 (três) advertências, ficará suspenso da próxima partida , podendo adquirir condição de jogo pagando multa de R$ 20,00 ( vinte Reais ) , pagamento este que deve ser efetuado a Comissão organizadora, 72 horas antes da partida que sua associação venha a jogar efetivamente.

Art. 50º - Dirigentes que forem expulsos do banco de Reservas (Regra três ) estarão sujeitos a sanções disciplinares , de conformidade com a gravidade do seus atos disciplinares.
Parágrafo único – na categoria Pré – Mirim de 09 a 11 anos não haverá cartão Amarelo ou Vermelho sendo que o arbitro ordenará a substituição do atleta que cometer falta grave, não podendo retornar naquela partida , mas poderá jogar a próxima partida de sua associação.

Art. 51º - O atleta que estiver cumprindo sanção disciplinar está impedido de assinar a sumula de jogo .

Art. 52º - A Associação que utilizar atleta que esteja cumprindo sanção disciplinar, perderá os pontos da partida. Alem das sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR .

Art. 53º - A associação que utilizar atletas que não estejam regularmente inscritos na competição , e ou , fora do limite de idade, estarão eliminadas da competição em todas as categorias , perdendo os pontos de todas as partidas e da competição, sendo a associação multada no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais), e sujeitas as sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.

Art. 54 º - As Associações que cometerem as infrações previstas nos artigos 52º e 53º deste regulamento , sendo que no caso delas terem sido vencedoras ou empatado as partidas em questão , terão os resultados revertidos para a associação que foi sua adversaria, sendo que para efeito de contagem de pontos ganhos ela será declarada perdedora pelo escore de 1 x 0 (um a zero) , não sendo computado o resultado para efeito de artilharia , porem caso ela tenha sido a perdedora do confronto , prevalecerá o resultado da partida , computando assim o resultado para efeito de artilharia.

Art. 55º - Ocorrendo o caso de uma partida não se realizar por não comparecimento de uma das associações , ou de ambas , sem motivos que justifique o não comparecimento, o resultado será de 1 x 0 ( um a zero ), em favor da associação que comparecer, ou também , de 1 x 0 (um a zero ) contra ambas.
Parágrafo único – Aceita a justificativa a coordenação se haverá , ou não, nova data para a partida. Caso não haja justificativa que abone o não comparecimento no local de jogo a equipe que não comparecer e se beneficiar com o resultado do WO, e levar vantagem na classificação da fase, ou prejudicar outras equipes interessadas no resultado; além de perder os pontos da partida perderá 2 ( dois) pontos na tabela de pontos em todas as categorias.

Art. 56º - A associação que não estiver no local da partida até quinze minutos (15min.) depois do horário estipulado para o inicio do jogo terá contra si o que perpetua o artigo 52º deste regulamento. (Neste caso também deverá ser observado o artigo 24º deste regulamento)

Art. 57 º - A partida só poderá ser iniciada com o mínimo de 07 ( sete ) em uma associação e , ou, em ambas.

Art. 58º - Após o inicio da partida a associação poderá completar o número máximo de 20 ( vinte ) atletas a qualquer momento da partida.
Parágrafo 1º- No caso de uma associação ficar com menos de 07 (sete) atletas , será utilizado, o que diz no artigo 55º deste regulamento.
Parágrafo 2º- No caso de ambas, ficar com menos de 07 (sete) atletas , será utilizado, o que diz no artigo 55º deste regulamento.

Art. 59º - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar, aqui expressamente previstas, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CODIDO DISCIPLINAR da ASVALE .

19 – DO Adiamento , INTERRUP[ÇÕES OU SUSPENÇÃO DA PARTIDA:
Art. 60º - Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, poderá ser adiada ou suspensa pelo arbitro designado , obedecendo os seguintes regras:
Parágrafo único - se a partida não estiver ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo (3 / 4 do tempo de jogo), deverá ser marcada pela coordenação do Campeonato outra partida em dia local combinado , caso já tenha ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo ( 3 / 4 do tempo de jogo ) será mantido o resultado da partida.

Art. 61º - Em caso de tumulto generalizado , caracterizado por agressões ou sua tentativa e ,ou , fatos que comprometam a segurança de atletas, dirigentes, da arbitragem ou autoridades ligadas à competição, a associação responsável pelas ocorrências perderá o mando de campo de dois jogos, os pontos da partida se no momento do conflito a estiver ganhando ou empatando, além de poder ser sumariamente eliminada da competição, de conformidade com a gravidade dos fatos .

Art. 62º - O responsável pela sede – prefeitura e/ou associação – será responsável pela segurança das pessoas presentes ao local das partidas.

Art. 63º - Antes de tomar a decisão , no que se diz respeito aos artigos 60º e 61º deste regulamento, o Árbitro deverá ouvir o Coordenador local que, usando o bom senso, tem poderes para ordenar que o jogo seja ou não realizado, inclusive aguardar mais dos que os 15min. previsto no artigo 56º deste regulamento

20 – DOS RECURSOS :
Art. 64 º - A associação que recorrer contra quaisquer irregularidade, de qualquer outra, procederá como se segue :
1- recurso datilografado ou em letra de forma, que deverá ser entregue a comissão organizadora do campeonato ou seu representante legal , até 24 horas após o termino da partida ou no primeiro dia útil após a realização da mesma.
2- Buscar provas , decorrentes das irregularidade e enviar anexo ao recurso.

Art. 65º - Caberá a comissão organizadora , avaliar e até buscar, ou tentar provar a irregularidade em qualquer associação, desde que o reclamante assuma os gastos de condução e alimentação dos representante da comissão organizadora.

Art. 66º - A inscrição e condição de jogo dada ao atleta, pela comissão organizadora não exime a associação, das punições previstas neste regulamento.

Art. 67º - Os participantes do Campeonato são considerados conhecedores deste regulamento, anexos e adendos, bem como as regras Esportivas vigentes.

Art. 68º - Por se tratar de uma competição não oficial , que tem por objetivo primordial o congraçamento das comunidades e o intercâmbio sadio entre os municípios , não , caberão recursos a órgãos oficiais, nem a justiça desportiva ou comum, sendo que todas as decisões serão tomadas pela comissão organizadora , que poderá nomear uma comissão disciplinar, a seu exclusivo critério , para auxiliar nos julgamentos das possíveis indisciplinas e, ou. Irregularidade cometida por atletas e , ou , dirigentes, cujas decisões serão finais e irrecorríveis . Qualquer associação disputante do campeonato que venha recorrer à justiça comum, por motivo ou em razão do presente Regulamento , será desligada do Campeonato mesmo durante sua realização.

Art. 69º - – Se ocorrer a hipótese de desligamento de qualquer Associação pelo motivo constante no artigo 68º deste regulamento , ficam sem nenhum efeito todos os resultados obtidos pela Associação punida.


21 – DAS AUTORIDADES:
Art. 70º - As Autoridades para as disputas previstas no regulamento serão designadas pela comissão organizadora.
São consideradas autoridades: Comissão organizadora , Comissão disciplinar, Representante das Associações, Árbitros, Auxiliares e anotador de Jogo.
22- DAS TAXAS:
Art. 71º - Serão cobradas das associações participantes do Campeonato taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 ( noventa reais), por categoria participante.
Art. 72º - Serão cobradas taxa por carteiras de atletas emitidas no valor de R$ 1,80 ( Um real e Oitenta Centavos ) para cada carteira emitida.

Art. 73 º - AS TAXAS DEVERÃO SER PAGAS ANTES DO INICIO DA COMPETIÇÃO .

22 – DOS TROFEUS E TITULOS:
Art. 74º - Às Associações Campeãs e Vice – Campeãs dos Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol Pré - Mirim, Mirim , Infantil e Juvenil , temporada de 2007 serão conferidos 1 (um) troféu e medalhas alusivos à conquista , bem como troféu chuteira de ouro , para os artilheiros da competição, troféu Honra ao mérito para os goleiros menos vazado e destaques da competição.


23 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS :
Art. 75º - As bolas para os jogos deverão ser fornecidas pela associação mandante de campo , que , deverá ter no mínimo de 3 bolas em boas condições de jogo. A bola da Categoria Pré – Mirim deverá ser a de n.º 4 , podendo em comum acordo entre as associações jogar com a bola tamanho oficial.

Art. 76º - Ficou resolvido em reunião extraordinária da Comissão Organizadora do Campeonato , que , poderão ser utilizados , nos jogos do campeonato , atletas inscritos nas categorias abaixo , nas categorias imediatamente acima , se assim julgar necessário o Representante de cada Associação .

Art. 77º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações mandantes de campo , a escalação dos Auxiliares de Árbitros (Bandeiras) , devidamente inscritos na ASVALE , uniformizados e apresentando documento de identidade pessoal acompanhado da Carteira de registro da ASVALE , a não apresentação destes documentos acarretará no veto do mesmo para atuar na partida.
Paragrafo Único : Conforme combinado entre as equipes participantes , fica autorizado aos Auxiliares filiados a ligas , apitarem sem a apresentação da carteira da ASVALE , desde de que apresentem sua carteira de arbitro filiado a liga juntamente com documento de Identidade (RG) .

Art. 78º - Caso aconteça da não apresentação de documentos e carteira de inscrição do arbitro e ou de 1 (um) dos assistentes ou o não comparecimento no campo de jogo , a partida deverá ser realizada com 2 (dois) árbitros apitando , sem bandeiras , mesmo que sejam árbitros da casa. Ficando a associação que não cumpriu com a escalação de seu arbitro ,sem direito de vetar os árbitros que atuarão na partida, ficando as mesmas sujeitas a advertência pela Comissão Organizadora do campeonato.

Exemplo 1 : A equipe visitante não apresentou o arbitro do jogo :
Solução : A partida deverá ser apitado pelos dois Auxiliares (bandeiras) apresentados pela equipe mandante ou por apenas um Auxiliar (bandeira) . Não sendo permitido veto pela equipe visitante.

Exemplo 2 : A equipe mandante do jogo não apresenta os 2 (dois) auxiliares(bandeiras) , ou apresenta apenas um Auxiliar (bandeira).
Solução : A partida deverá ser apitada pelo Arbitro sem auxiliares , não sendo permitido dois árbitros no campo , sendo um de cada equipe .

Parágrafo único – Na falta de Árbitros e Assistente, a partida será adiada ficando a cargo conselho disciplinar a solução da anulação e ou validação da partida com perca de pontos ou não pela Associação infratora.

Art. 79º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações mandantes de campo , a escalarão de um anotador para preenchimento da sumula de jogo e fiscalização dos documentos apresentados pêlos atletas.
Parágrafo único – a sumula de jogo, deverá ao termino de cada partida ser assinada pelo arbitro , anotador e representante das associações, juntamente com relatório do arbitro. Tendo o mandante de campo a responsabilidade de enviar no 1º dia útil após os jogos as sumulas de jogo para a organização para Email - copasudeste@yahoo.com.br , para que seja emitido o boletim da rodada em seguida. A via original da súmula deverá ser enviada logo a seguir pelo correio , ou qualquer outro meio de transporte , para o endereço abaixo relacionado.
DEPARTAMENTO DE FUTEBOL - ASVALE -
COPA SUDESTE DE FUTEBOL
RUA MARECHAL DEODORO, 371 , C/2 – CENTRO –
CARANGOLA – MG - CEP 36.800.000
Telefone para contato 32. 3741-3115

Art. 80º - Os boletins com resultados dos jogos estarão a disposição no site da ASVALE que estará pronto em breve , enquanto não está disponível, os boletins poderão ser encontrados no site www.flogão.com .br/copasudesteasvale .

Art. 81º - As sumula e relatórios de jogos serão fornecidos pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art. 82º - As interpretações e os casos omissos, neste regulamento, serão resolvidos pela Comissão organizadora, respeitando as leis e regulamentos que regem a modalidade de futebol.
Anote-se, Afixe-se e Cumpra-se,


Carangola, 25 de Maio de 2007


A comissão organizadora

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